14 de set. de 2008

Beleza urbana: intervenção no cotidiano escolar através da arte

O projeto didático da disciplina de Arte, foi constituído a partir de estudos e discussões referentes à importância da arte pública no contexto escolar, sendo dois aspectos essenciais: a natureza e abrangência da pesquisa sobre o assunto e a materialização em uma produção artística. Leva em conta o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, baseado na teoria sócio-construtivista interacionista, que acredita que a criança constrói o conhecimento a partir de suas próprias experiências, na interação com o mundo e com as pessoas que fazem parte do seu Universo. O objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. Mais concretamente, o que se busca, é provocar uma articulação e produção juvenil, potencializando a produção poética e inventiva dos alunos da Rede Pública Estadual para além da sala de aula. As oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior. (PCN DE ARTE, 1998, p. 19)
É neste sentido que o grupo pretende realizar a proposta educacional, pois acredita que habilidades artísticas se desenvolvem pelas questões que se apresentam ao aluno no decorrer de suas experiências de busca de meios para transformar idéias, sentimentos e imagens em um objeto Material.
A proposta deste projeto didático é desenvolver uma pesquisa relacionada à arte pública dialogando com a unidade escolar, especificamente para o Ensino Fundamental (8ª série). O trabalho será coletivo, buscando a sociabilização entre, alunos e alunos, professores e alunos, assim como a articulação entre disciplinas. Entre as envolvidas estão: Língua Portuguesa, História, Ciências naturais e Matemática. Para a aplicação dos conteúdos apreendidos, optou-se por intervir, através das Artes Visuais, em um espaço dentro da escola que não fosse convencional, com o intuito de aproximar a arte do cotidiano dos alunos e motivar a criação artística em todos os ambientes.